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CONHEÇA NOSSO PROCESSO 

PRINCIPAIS PARTES DE UM PNEU (RADIAL)

Banda de rodagem – A banda de rodagem é a parte fica em contato direto com o chão. Ela é dividida em três partes: os sulcos, as ranhuras e as barras.

        Sulcos – A função dos sulcos é drenar a água, evitar deslizamentos e refrigerar os pneus. Alguns possuem mais sulcos que outros, o que significa que são mais aderentes, especialmente em dias de chuva.

      Ranhuras – É por elas que o ar passa para refrigerar a borracha do pneu. As ranhuras também são responsáveis por diminuir a ressonância.

         Barras – As barras geram a tração e são a parte em contato com o solo. A barra do pneu é diretamente ligada à potência.

 

Cintas de aço – Também formadas por fios de aço, fazem parte da estrutura e da carcaça. As cintas fazem com que o pneu tenha mais contato com o solo, e assim tornem o carro mais estável. Elas também evitam que objetos perfurem a carcaça. Pneus para veículos que atingem velocidades mais altas possuem uma segunda cinta.

 

Ombro – A estabilidade do veículo também está ligada ao ombro dos pneus, que trabalham principalmente nas curvas.

 

Talão – Quando se fala em pneus, se lembra muito de borracha. Mas na estrutura do pneu há peças até de aço, que é o caso dos talões. Localizados nas duas extremidades, eles são fios de aço cobertos por cobre, que tem como função a fixação do pneu na roda.

 

Lateral – A parte lateral do pneu é a responsável pelo conforto. Quanto mais fino for o pneu, menos confortável ele será para o motorista. A lateral é flexionada cerca de 800 vezes por segundo enquanto o carro roda, e por isso tem tanta importância.

 

 

 

 

INSPEÇÃO E LIMPEZA DOS PNEUS

Inspeção - No recebimento, visa garantir a identificação e a organização dos pneus que serão reformados assim como segregar aqueles que tiverem fora de conformidade. Os pneus são separados em áreas para o recebimento e expedição e, se houver espaço, separar ainda por vendedor/região, colocando-os na posição vertical. Estas providências demonstram para quem visita o concessionário, uma boa organização e ajudam a evitar erros. O pneu recebido é colocado na área segregada para este fim, e efetuado a conferência com a nota fiscal de entrada ou com o pedido de coleta. Nesta etapa deve ser feita uma análise crítica do pedido, devemos verificar se o que foi vendido está de acordo com nossos critérios de venda, ou seja, crédito, banda em estoque,
preço, prazo de entrega etc. Para todos os pneus coletados no usuário final e/ou na porta, deve ser emitida uma ficha de entrada, este documento possui algumas informações que são de extrema importância para identificação do pneu em nossa empresa. Já a inspeção inicial visa selecionar de forma rigorosa os pneus livres de defeitos de fabricação/utilização, danos não reparáveis, idade excessiva etc, de forma que estes sejam capazes de chegar até o final da vida com ótimo rendimento, segurança e qualidade.

 

Limpeza - A etapa de limpeza visa eliminar poeira e detritos que são indesejáveis durante o processo de recapagem dos pneus. Por isso, a limpeza das carcaças antes do início do serviço, é necessária, pois evita contaminações, entupimento de tubulações, redução de vida útil dos materiais de montagem e ajuda a manter limpo o ambiente de trabalho. Esta operação devera ser feita mecanicamente, escovando as laterais dos pneus, através de
uma máquina especifica ou salvo quando esta etapa será realizada integrada ao processo de raspagem.

EXAMES INTERNOS E EXTERNOS

Exames internos e externos - Buscamos furos, deslocamentos, rachaduras, avarias ou outros danos existentes num dos lados do pneu, sendo do centro até o talão, voltando até o ponto de partida. Caso existam danos suficientes que comprometam uma recapagem segura, emitimos um laudo alertando sobre possíveis causas que prejudicaram a saúde do pneu.

RASPAGEM

A etapa de raspagem tem por objetivo remover a banda de rodagem remanescente deixando a superfície com dimensão e textura adequada. Desta forma, a nova banda de rodagem deverá ficar perfeitamente ajustada ao pneu.

ESCAREAÇÃO

A escareação tem por objetivo remover borrachas e cabos danificados durante a utilização do pneu, é uma etapa fundamental e na maioria das vezes é a operação que mais consome tempo dentro do processo de recapagem. Por se tratar de uma etapa bastante manual, ela deve ser feita de forma extremamente criteriosa, usando técnicas apropriadas e ferramentas adequadas, garantindo a qualidade da reforma.

CONSERTO

A etapa do Conserto visa restaurar a resistência e integridade de um pneu danificado para que o mesmo possa voltar ao serviço em condições de operação e segurança.

APLICAÇÃO DE COLA

A aplicação de cola tem por função criar uma película que permita a adesão da borracha de enchimento e da banda de rodagem através da ligação. Também exerce a função de proteger a superfície raspada de oxidações e contaminações. Portanto este processo deve acontecer o mais breve possível, jamais ultrapassando oito horas após a raspagem do pneu.

PREPARAÇÃO DE BANDA

Nesta operação, a banda de rodagem é preparada conforme o comprimento e largura determinados no setor de raspagem, e também de acordo com o desenho previamente escolhido pelo cliente.

APLICAÇÃO DE BANDA

O propósito desta etapa é aplicar uniformemente a banda de rodagem preparada.

MONTAGEM

Etapa na qual o pneu será montado para entrar na autoclave e iniciar o processo de vulcanização, o propósito da montagem é de promover a vedação do pneu a ser reformado durante o ciclo.

VULCANIZAÇÃO

A vulcanização é uma reação química, na qual átomos de enxofre ligam-se entre si na cadeia do polímero (borracha) formando uma espécie de rede na matriz do polímero. Desta forma o polímero/composto de borracha torna-se menos "plástico" (menos fluido) e mais elástico, melhorando assim as características de resistência química e mecânica. A etapa de vulcanização tem por objetivo garantir a total adesão da nova banda de rodagem recebida sobre a carcaça.

DESMONTAGEM, INSPEÇÃO FINAL E EXPEDIÇÃO

Primeiramente, o pneu será desmontado do conjunto de roda (roda, protetor e saco de ar) ou innerlop e posteriormente removido do envelope. Após esta etapa, inspecionamos todas as partes do pneu (interior, talões, flancos e banda de rodagem) a fim de assegurar uma boa qualidade no processo de reforma. Já na expedição, distribuimos os pneus de maneira organizada, separados por vendedor ou praça, para que após o faturamento sejam conferidos, carregados e enviados aos clientes.